Cuidado ao fazer pagamentos com MULTIBANCO

Já deve ter notado que agora os pagamentos por Multibanco já não é Verde, Código, Verde, pois as regras mudaram.

Em Portugal, no acto de pagamento por multibanco é-lhe solicitado que confirme o valor e introduza o PIN para que se confirme o pagamento. No entanto desde o início deste mês as regras mudara e “podem afetar a sua carteira”.

No terminal multibanco agora irá aparecer mais um passo, onde deve escolher multibanco ou cartão de crédito. Ou seja se pretende utilizar o cartão de crédito ou o tradicional cartão multibanco.

Mas que opção aparece predefinida?

A opção que as máquinas trazem por predefinição é o pagamento por crédito. A explicação refere que é pelo facto de se tratar da forma de pagamento mais utilizada internacionalmente, mas isto tem levado a que alguns consumidores optem, sem dar fé, por este meio de pagamento.

Estas alterações têm sido feitas de acordo com uma regra europeia sobre pagamentos com cartões e esse regulamento prevê que as mudanças não tenham associados quaisquer custos para os consumidores. No entanto, segundo a SIC, a Deco já recebeu vários pedidos de esclarecimento por parte de consumidores que pagaram por este meio sem serem informados, o organismo diz estar atento à situação.

 

FONTE: PPLWARE